Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

sábado, 21 de março de 2015

Um espectáculo

A astronomia sempre me fascinou. É possível que isso esteja relacionado com o facto de ter passado a minha infância durante os anos 80, altura em que esse tema estava na berlinda.
Mas sim, acho fascinante pensar na nossa pequenez e nos muitos mistérios que a astronomia encerra. De modo que qualquer fenómeno astronómico me deixa um brilhozinho nos olhos e vontade de saber mais sobre ele.
Por isso estava muito entusiasmada com o eclipse. Não planeei nada mais que sair de casa um pouco mais cedo para ter oportunidade de o ver.
E foi um espectáculo muito especial, como já esperava.
De modo que me deixa perplexa o facto de haver pessoas decepcionadas, dizendo algumas até que o eclipse era "fraquinho", ou rindo e encolhendo os ombros como quem diz "ele há maluquinhos para tudo..."
Mas o que esperavam, que fosse algo como um concerto ou algo assim?
Que fosse um grande evento do qual se tirassem fotos para por no facebook?
Uma reação paradoxal, tendo em conta que no fundo o que presenciámos foi um fenómeno cíclico do nosso universo, que se repete pelo tempo fora, independentemente da nossa presença...

3 comentários:

  1. Deixa-me adivinhar... Ouviste os comentários irritantes na Comercial? ;)
    A mim, o que me faz confusão é ouvir esse discurso vindo de "cientistas"...

    ResponderEliminar
  2. Deixa-me adivinhar... Ouviste os comentários irritantes na Comercial? ;)
    A mim, o que me faz confusão é ouvir esse discurso vindo de "cientistas"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também. Mas não só; digamos que os fui ouvindo, ao longo do dia...

      Eliminar