Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O livro que vou ler a seguir

Hoje vi a divulgação de um site que ajudava na escolha do livro a ler a seguir.
Ora aí está algo que nunca me trouxe dificuldades. Quando tinha mais tempo, gostava de ir às livrarias para ver o que "andava a sair". Houve autores dos quais li vários livros, ou até coleções inteiras. Mas gostava muito de descobrir autores novos, e muitas vezes descobria-os lendo duas ou três fases ao calhas de um livro escolhido quase ao acaso, pelo título ou pela capa.
Esses tempos vão lá bem longe agora. Já não há tempo para ir regularmente a livrarias. Com o meu aniversário e o Natal geralmente arrecado uma quantidade de livros que me rende para o ano inteiro. Mesmo com estes as dúvidas nunca são muitas em relação à escolha. Acho que tem boa parte de estado de espírito do momento... E outra parte de espírito prático: se da jeito na ocasião oh livro mais ou menos pesado, por exemplo...

1 comentário: