Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sob um pano por baixo de um céu estrelado

Não sei se sobre o campismo se aplica o cliché: " as pessoas dividem-se entre [neste caso] as que gostam e as que não gostam de acampar". Não sobram dúvidas é que eu pertenço ao primeiro grupo, desde que me lembro. Podia falar do saborzinho a aventura de ir de "casa" às costas para sítios fantásticos, da liberdade que esta proporciona, do clima tranquilo e de mútuo respeito entre campistas, enfim, de uma multiplicidade de aspectos que os praticantes sobejamente conhecem. É claro, estas partes agradáveis por vezes também podem não acontecer, mas em local bem escolhido e decorrendo tudo normalmente é suposto que assim aconteçam. Mas no fundo, no fundo, o melhor de tudo acho que é mesmo a sensação de despojamento, do tal simples pano apenas sobre o céu estrelado, e de como este mesmo pano, um colchão, alguns poucos víveres e algumas infra-estruturas básicas fazem com que seja tão mais simples encontrarmo-nos a nós mesmos e aos nossos, sem a confusão e a complexidade do dia-a-dia habitual.

1 comentário:

  1. Também adoro acampar! :) E sim, passa muito pela liberdade de ter pouco...

    ResponderEliminar