Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

domingo, 21 de julho de 2013

Meio vazio ou meio cheio

Meio vazio ou meio cheio é sinónimo de optimismo ou pessimismo?
Julgo que não. Acho mais sinónimo de positivismo/negativismo.
Causa-me uma certa irritação quem ache sempre tudo bom; e impacienta-me quem ache sempre tudo mau. Ser-se positivo não é acreditar que vai sempre acontecer o melhor; acho que é, sim, ter confiança de que se conseguirá ultrapassar o menos bom. Não serei das pessoas mais optimistas mas acho que ser-se positivo é fundamental.

4 comentários:

  1. Eu sou das que vive o hoje sem ser obcecada pelo amanhã, mas sem me esquecer dele. Não sou alienada ao ponto de achar tudo fantástico, mas sou feliz com a vida que tenho.

    ResponderEliminar
  2. Também sou positiva! Mas confesso que tenho total intolerância com pessoas negativas... Fujo delas a sete pés!

    ResponderEliminar
  3. Ontem ouvi uma ainda melhor do Woody Allen no Scoop: "eu vejo o copo sempre meio-cheio... de veneno!" :D

    ResponderEliminar