Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 28 de março de 2013

Viagem à Coreia do Norte



Não, infelizmente neste caso não sou eu a viajante, sou sim a leitora do livro “Dentro do segredo” do José Luís Peixoto, precisamente sobre uma viagem a este país.
Devo dizer que não sou fã deste escritor, li apenas um livro dele e não gostei. Se calhar, acabei de passar a mim própria um atestado de falta de gosto, mas foi mesmo assim. No entanto, este livro despertou-me grande curiosidade, não fosse sobre aquele que chamam “o país mais fechado do mundo”.
Até ver, muito interessante, e JL. Peixoto para mim está revelar-se um muito melhor cronista de viagens que romancista. Como são incríveis tantas coisas naquele país. É proibido um estrangeiro entrar com telemóvel (tem que o deixar à chegada para o recolher só no final da viagem), é proibido levar “elementos culturais” (como livros), é proibido tirar fotografias (a não ser quando é indicado por guias(?), é proibido fazer qualquer tipo de publicação sobre a viagem (arriscaste-te um bocado, J.L.P.).
É tudo proibido. Como será viver lá? Será que, qual alegoria da caverna, não conhecendo outras realidades, fechados ao resto do mundo e com os meios de comunicação total e completamente controlados pelo regime, tudo isto (e muito mais) é encarado pela população com normalidade?
A ver como progride a viagem…

Sem comentários:

Enviar um comentário