Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ânsias de viagens...

Quem leu a saga que se iniciou no livro "Chocolate" perceberá muito bem...
Eu percebi logo que tinha alguma coisa em comum com a personagem principal, Vianne Rocher... (e não só o gosto por chocolate). É aquela inquietude que se levanta, mais forte que tudo o resto e a leva a partir, fazer malas e não olhar para trás...
Eu tenho cá esse gene de inquietude, que me vai fazendo progressivamente sentir enjaulada num mesmo sítio, com ânsias de novas paisagens, trajectos, estradas, faces...
Não sendo muito prático ser uma nómada nos tempos que correm, e estando nós (pais e mães) inevitavelmente presos a uma rotina familiar, tenho que contentar estes ímpetos com viagens (e não me importo nada com isso).
E agora estou assim, farta destas chuvas, destas paredes, destas ruas. Preciso de viajar! Romper com a rotina, respirar fundo, mergulhar e vir novamente à tona. Para recomeçar tudo de novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário