Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Viagem... até 2013!!

Pois é, este ano a passagem de ano foi mesmo diferente. Desde a minha adolescência que a passava com amigos, e desde que estou com o Han Solo (na verdade até um pouco antes, há-de ir para mais de 15 anos!) passagem de ano com amigos dos bons, dos tempos da faculdade, em casas de nossos familiares geralmente em aldeias. Passamos alguns dias todos juntos, com toda a criançada, a fazer muitos passeios, refeições em grande grupo, conversas, jogos de tabuleiro, muita conversa para pôr em dia e grande animação.
Mas este ano... vesti eu o papel de desmancha-prazeres. Para além de ter tido muito trabalho, a correr contra o tempo relativamente às malas que tinha para fazer, sentia-me bastante cansada... Passadas umas horas aí estava a bela da febre, e uma gripe ou algo parecido me tinha caído em cima.
Bem... ponderámos várias hipóteses, mas o Han Solo achou que tínhamos mesmo que estar os cinco juntos, e resultado: para o futebolista e a flaminga foi um drama, pois adoram estes dias com os amigos, e para o ursinho só não foi porque ainda é muito novo para se aperceber do que se tinha passado.
A noite não prometia imenso... dia 31 já estava melhor, e eis que do completo improviso surgiu uma noite de espectáculos vários, que incluíram stand-up comedy (futebolista), performances instrumentais (Han Solo e Flaminga), e ainda cantorias várias (ursinho e eu). Ao que seguiram alguns jogos, pequeno teatro e diversos... Acabou por ser bastante divertido!
Daqui retirei eu umas tantas lições importantes: apesar de grande tristeza, o futebolista compreendeu mesmo porque não fomos; e hoje disse-me algo que me tocou cá fundo: - Mãe, vem comigo até ao quarto ajudar a deitar, mas depois ouço a história que o pai vai contar à mana. Tu estás muito cansada...
A flaminga, depois de uma pequena fúria quando soube que não ia, lá lhe passou e andou plena de meiguice pela mãe. Ainda hoje: - Mamã, quando ficas boa?
Quanto ao ursinho, na sua energia esfuziante e feliz de 2 anos e meio, quando ouviu falar na mamã doente estende de novo a sua mãozinha para a minha testa, desta vez para dizer: - Deixa ver!
Por tudo o que se passou e pela forma como reagiram, Han Solo, futebolista, flaminga e ursinho, o serão de 31 incluiu os meus momentos preferidos de 2012. Apesar da gripe. Agitados, despistados, birrentos por vezes, implicativos, barulhentos, acelerados, levados da breca (futebolista, flaminga e ursinho), mas os meus grandes e melhores amigos (aqui junto o Han Solo, claro!).
Para o ano, queria muito repetir o programa das festas! Desta vez, com os amigos ;)
Um ano novo feliz; o meu, e apesar da gripe, começou bem.

2 comentários:

  1. Apesar da gripe correu bem...
    Cá por casa também se passou bem, a quatro, com ele a bater os tachos e ela quase a dormir e sem perceber o que se estava a passar.
    O meu menino hoje de manhã disse-me que estava com saudades da flaminga, que ela já não vai à escola há muito tempo. Disse que devia voltar hoje. Será? Bj

    ResponderEliminar
  2. É, pois! Hoje será dia de reencontros e muitas histórias para contar. A flaminga ia toda contente de ir reencontrar os amigos!

    ResponderEliminar