Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

sábado, 22 de dezembro de 2012

Recomendo, sobre Isabel Jonet e...moralismo, não, obrigada!

Não contava em escrever sobre esta pseudo-polémica, até porque acho que já se escreveu demais, mas não posso deixar de referir o texto do Daniel Oliveira sobre o tema. Isto porque praticamente traduz o meu pensamento sobre o assunto, e se tivesse que o fazer, este era o texto que eu gostaria de ter escrito.

http://expresso.sapo.pt/isabel-jonet-a-caridade-e-a-solidariedade=f774919

Acima de tudo, e penso que esta deve ser uma opinião partilhada por muitos, estou farta, farta, farta dos discursos moralistas com que estamos constantemente a ser bombardeados. É assim, não acho que tenha muitas lições de moral a receber destes pregadores de praça pública. Viver acima das possibilidades? Quem diz isso sabe o que realmente se passa na vida e na casa de cada um? Os idosos de pensões miseráveis que não têm capacidade de pagar os medicamentos de que necessitam vivem acima das suas possibilidades? Os pais que não têm capacidade de alimentar devidamente os filhos vivem acima das suas possibilidades? Pois ainda bem, quer dizer que conseguiram um pouco mais do que a miséria lhes proporcionou. E as instituições bancárias que andaram a impingir facilidades e créditos a todo o Portugal, quantas vezes não mais correctamente designadas por publicidade enganosa, e a prometer amanhãs que cantam a quem não tinha nem podia possuir a cultura económica que lhes permitisse aperceber do logro? Já foi medida a sua responsabilidade nesta vivência acima das possibilidades?
Tantos exemplos de discursos moralistas de quem tem tão baixa moral (e agora não estou aqui a incluir a Isabel Jonet, embora também dispense os seus moralismos). Tentem não cair demasiado no ridículo...

Sem comentários:

Enviar um comentário