Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Viagens à roda de casa

Não sou uma dona de casa, não gosto de ser dona de casa, nunca serei uma dona de casa. A nossa casa é o nosso refúgio, onde sabe bem estar sozinho ou acompanhado, sentado no sofá ou no chão, a olhar pela janela ou a respirar fundo na varanda. Mas a vida não se resume à nossa casa, ar livre é absolutamente essencial! A cada canto vê-se o brilho do pó, há uma peça de roupa fora do lugar, um brinquedo que se põe sempre debaixo dos nossos pés, um bago de arroz ou um fio de massa aparecem nos locais mais impensáveis!
Não me interessam as técnicas de tirar nódoas, só quero saber das promoções por pura necessidade, desprezo as melhores marcas de detergentes, não quero comprar revistas de culinária nem de pedagogia, a roupa não precisa de ser passada a ferro, boas maneiras são essencialmente o respeito pelo próximo. O futebolista, a flaminga e o ursinho, juntamente com o Han Solo, são a minha mais profunda razão de ser e estar, o amor incondicional pelos filhotes é mesmo verdadeiro, mas o aquilo que verdadeiramente me interessa é estar com eles, falar com eles, brincar com eles, dar-lhes a mão nas suas descobertas, ou então não, se assim o não quiserem, disponibilizar o meu ombro para todas as ocasiões. É isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário