Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Introvertido, extrovertido, ou a falta de solidão de qualidade

A propósito de um pequeno filme sobre o poder dos introvertidos... Concordo que os extrovertidos estão sobre-valorizados e que a educação e o mundo profissional estão concebidos, ou acontecem, sobretudo a pensar neles. Digo isto sem rancor - quem vir o dito filme vê que a maioria das pessoas se situa numa área intermédia deste eixo introvertido/extrovertido... e eu acho-me uma dessas pessoas.
Nós somos animais sociais e como tal conviver é uma parte fundamental do nosso mundo. Sem dúvida. Mas acho que temos muita falta de solidão de qualidade. De silêncio de qualidade. Atenção, não confundir com a solidão dolorosa... não é nada disso.
A introspecção e o nosso conhecimento interior é necessária para que possamos também melhor conhecer e compreender os outros. É bom estarmos connosco próprios. E às vezes faz-nos tanta falta.


Sem comentários:

Enviar um comentário