Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Barcelona!

Barcelona é uma cidade deslumbrante. Na verdade, é quase uma cidade perfeita para um visitante - tem de tudo um pouco e penso que deverá contentar todos os gostos. Arquitectura - sim; Museus, antigos e modernos - sim; gastronomia - sim; comércio - sim; desporto (e futebol) - sim; praia - sim; jardins - sim; monumentos polémicos - sim; vida nocturna - sim; e poderia continuar por aqui fora...
É uma cidade vibrante e cheia de ritmo; que me perdoem os catalães, mas nesse sentido é tipicamente espanhola! Ruas fervilhantes de vida, independentemente da hora e do dia da semana, o entra e sai incessante das (imensas!) lojas, os empregados das inúmeras esplanadas no seu vai-e-vem, muitas conversas de muitas línguas a pairar no ar, até no céu podemos ver nalguns sítios o deslizar lânguido dos teleféricos.
Mas o melhor, melhor de tudo, é que é de facto uma cidade que mais que vir de encontro aos turistas, vem de encontro aos viajantes. Também tem, é claro, os spots para coleccionar as fotos da praxe. Mas é muito mais do que isso. É o cenário perfeito para se seguir vagueando pelas ruas (tem que se destacar o Bairro Gótico, mas atenção, há outros), sentar numa esplanada ou num banco ao sabor da vontade, voltar uma esquina para nos surpreendermos pelos contrastes, pela beleza de um recanto, pelos enquadramentos que guardam tantas histórias, murmúrios, segredos e vidas de muitos que por ali passaram. 

2 comentários: