Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

sábado, 22 de setembro de 2012

Uma nova estação

As viagens cíclicas (elípticas, vá) da Terra presentearam-nos com a maravilhosa sucessão das estações, pelo menos aqui na nossa latitude. Cada estação tem os seus encantos e desencantos próprios, e a sua sucessão traz uma aura de renovação que penso que ajuda também a atravessar outras etapas. Muito bem.
Mas de facto, desde que apareceram o futebolista, a flaminga e o ursinho devo dizer que custa muito a abandonar a despreocupação do verão, a simplicidade da roupa, entre muitas outras coisas. Mas foi-se o encanto de uma tarde ventosa que abana as folhas amarelas a fazerem a sua dança dos ramos para o chão? Não, claro que não... mas depois vêm as insuportáveis alergias (sim, assumo que é a mais difícil parte do ano!), a temperatura a descer e a roupa que já não seca de um dia para o outro... E a beleza daqueles límpidos dias de inverno? Óptimo para romper a monotonia dos dias chuvosos, mas as viroses e os frios, e os xaropes e o ranho, ranho, ranho... E das viagens que ficam por fazer porque o tempo não convida e os dias acabam cedo cedinho. E os matizes floridos da Primavera que pintam as colinas e a chegada das aves migradoras para o seu afã dos ninhos... lindo, mas maior é a ansiedade de voltar a tirar as t-shirts da gaveta!!!
Só um à parte, o ano passado tive oportunidade de viajar em Fevereiro para a uma Europa mais continental e foi muito engraçado mesmo experimentar, de verdade, os rigores da neve. Em suma, para viajar todas as estações e meses são bons, mas para os pequenos nadas do dia-a-dia... Verão, regressa, estás perdoado!!! 

2 comentários:

  1. Como convivo com ranhos, alergias, indecisões de roupas (numa Vila Franca ventosa e fria em cada fim de tarde), o Verão não me deixa saudades, senão pelos dias grandes!

    ResponderEliminar
  2. a mim o verão dá-me umas tréguas...

    ResponderEliminar